Pesquisar neste blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pão de queijo simples e com batata



As receitas de pão de queijo são bem fáceis e permitem fazer maior quantidade e congelar. O segredo do pão de queijo é, além da boa qualidade do polvilho, amassar bem e levar ao forno somente quando a temperatura do forno estiver alta, 250º. Outro detalhe, é não abrir o forno antes de 20 minutos para não resfriar o forno. Depois é só aguardar dourar. Pode-se rechear os pão de queijo antes de assar com presunto, calabresa, queijo catupiry ou acrescentando ervas à massa como o orégano.

Pão de queijo simples

Ingredientes

4 x de polvilho doce ou azedo, usei o azedo.

4 ovos 4 x de queijo mineiro ralado
se quiser, pode adicionar uma xícara extra de queijo

1 1/2 x de água
1 1/2 x de leite

1/2 x de óleo
sal a gosto


Modo de preparo

Coloque o polvilho numa travessa redonda e funda. Ferva o leite, óleo, água e sal e escalde o polvilho. Mexa com uma colher de pau até todo líquido ser absorvido pelo polvilho. Quando esfriar o suficiente, coloque 1 ovo e amasse, depois outro um a um, e amasse. Acrescente o queijo ralado e misture bem. Se a massa ficar muito dura, pode adicionar um pouco de água. Enrole os paezinhos que podem ser congelados e assados depois, em forno pré aquecido na temperatura alta por 20 a 30 minutos.

Pão de Queijo com batata

Ingredientes
1 quilo de polvilho azedo

1 quilo de batata cozida e amassada e bem espremida

1 copo de leite em temperatura ambiente

1 copo de óleo
1 colher de sal

1/2 queijo de Minas curado ralado

6 ovos caipiras grandes


Modo de preparo

Colocar o polvilho numa vasilha, espremer a batata cozida ainda quente em cima do polvilho e o sal. Misture bem com as mãos. Coloque o leite e misture; coloque o óleo e misture, sempre com as mãos. Acrescente o queijo ralado e por último os ovos. Amassar bem. A massa deve ficar macia como uma massa de modelar. Se estiver quebradiça, precisa acrescentar mais um ovo. Modelar os pãezinhos e assar no forno pré-aquecido na temperatura mais alta por 20 a 30 minutos. Essa massa pode ser congelada.

Nenhum comentário: