Pesquisar neste blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Salmão com alcaparras



Esta é uma receita que cai bem em qualquer ocasião, pois além de ser leve é um prato muito saboroso. Fácil de preparar, em poucos minutos está pronto. É também uma uma opção para coquetéis. Corte o salmão em pequenos cubos e coloque nas pequenas terrine. Siga a mesma receita, no entanto, o tempo de cozimento é bem menor, máximo 10 minutos.
 
Ingredientes

500 gramas de filé de salmão
1 vidro de alcaparras

Tempero pronto
Coentro

Limão 
Manteiga

Azeite Borges


Modo de preparo


Limpe, lave e seque o salmão. Tempere com o tempero pronto de sua preferência ou (alho, cebola, coentro, azeite e sal), esprema um limão, coentro picadinho, coloque um pouco de azeite e deixe descansar por uma hora na geladeira em uma forma tampada.

Unte um pirex com um pouco de margarina, coloque batatinhas cozidas cortadas em pedaços pequenos por baixo e por fim coloque os filés de salmão temperado, passe uns pedacinhos de margarina por cima, regue com azeite e leve ao forno médio aproximadamente por 30 minutos.


À parte, leve ao fogo 2 colheres de manteiga, 2 colheres de azeite e um vidrinho de alcaparras. Assim que ferver, estenda por cima do salmão assado.



Propriedades nutricionais

O Salmão é um peixe de águas salgadas e frias contendo altas taxas de ácidos graxos ômega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias. É indicado pelos nutricionistas para reduzir a taxas de colesterol ruim, melhorar e acelerar o metabolismo da gordura e é indicado para pessoas que sofrem de hipotireoidismo e colesterol alto.
 
Com alta concentração de vitaminas, complexo B, vitamina A e vitamina E e minerais como o magnésio, também age como antioxidante natural. O ômega-3 está presente em maior quantidade nos peixes de águas do mar, frias e salgadas, como o atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os peixes de águas doces também apresentam ômega-3, mas em quantidade muito inferior.
 
De acordo com diversos estudos científicos, o consumo do salmão de 2 a 3 vezes por semana garante benefícios para a saúde. Seja assado, grelhado ou cru, o salmão é rico em proteínas de alto valor nutritivo, superior ao de carnes vermelhas. Além disso, as proteínas dos peixes favorecem o processo de digestão.
 
O Salmão é basicamente um peixe branco e a sua cor característica alaranjada, rosada ou avermelhada deve-se a um pigmento chamado Astaxantina, que é dado pelas algas e organismos unicelulares que são ingeridos pelos camarões do mar e que por sua vez são os alimentos preferidos do salmão quando são criados livres em seu habitat natural.
 
O Salmão proveniente de fazendas aquáticas, que são servidos em restaurantes ou vendidos em supermercados geralmente são alimentados com Astaxantina sintetizada em laboratório a partir de petróleo e não produzem os mesmos efeitos da Astaxantina natural. 
 
A Astaxantina natural é uma substância de vermelho intenso e é conhecida como a rainha dos carotenos. Ela é produzida no interior da microalga que a protege da excessiva radiação ultravioleta do sol intenso. É por isso que um dos benefícios da Astaxantina é sua capacidade de proteger quem a ingere das queimaduras solares, além de proporcionar  uma coloração bronzeada na pele, desde que se evite os horários de pico do sol. 
 
Estudos revelaram que atletas que consomem Astaxantina natural obtém ganho de força e resistência, acelera a  recuperação muscular, tem ação antiinflamatória natural e pode ser útil para ajudar a aliviar sintomas e ajudar nos tratamentos médicos. Também ajuda a prevenir a saúde da visão e ajuda na recuperação de doenças inflamatórias dos olhos.
 
Por ser uma substância lipossolúvel, a Astaxantina deve ser ingerida junto com uma pequena quantidade de gordura saturada para ser assimilada adequadamente e carregada até o interior dos tecidos. Manteiga, óleo de coco ou ovos orgânicos são complementos ideais. Além disso, ajuda a prevenir danos cerebrais por isquemia e melhora a função da memória. 
 
Praticamente tudo o que tem coloração avermelhada, seja proveniente do oceano e viva livre em seu habitat natural, como o salmão, camarão e lagosta possui Astaxantina em sua composição, mas o salmão possui maior concentração da substância. 
 
 

  

Nenhum comentário: