Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bolinho de bacalhau



Ingredientes
500g de bacalhau seco e salgado

500g de batata
4 colheres de sopa de farinha de trigo

2 cebolas médias

4 dentes de alho
1/4 de xícara de azeite

1 xícara de chá de salsinha

1
colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)

Óleo para fritar


Modo de preparo


Deixe o bacalhau de molho para retirar o sal. Troque a água até que perca o sal. Fervente o bacalhau durante 5 minutos, deixe esfriar, desfie e reserve. Refogue no azeite a cebola picada, o alho espremido e deixe dourar. Junte o bacalhau, refogue rapidamente. Deixe esfriar.
Cozinhe as batatas até estarem macias, amasse as batatas. Misture com o bacalhau e vá misturando a farinha de trigo até dar liga. Tempere com o pimenta e salsinha. Faça pequenas bolinhas com a massa e passe-as levemente da farinha de trigo.

Em uma panela larga e funda aqueça o óleo, e no óleo quente frite os bolinhos um a um com auxilio da uma escumadeira, até dourar. Retire e coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo. Se durante a fritura os bolinhos se partirem é porque precisa de um pouco mais de farinha de trigo.


Para verificar se o óleo já está na temperatura adequada, ponha um palito de fósforo dentro da panela. Ele irá acender quando estiver bem quente, depois retire-o. Somente frite salgados que estejam em temperatura ambiente. Se estiverem congelados eles irão se partir comprometendo seu sabor, textura e aparência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai gente, bacalhau dfaz isso comigo não!!
http://quandonaoestudocozinho.blogspot.com/