Pesquisar neste blog

sábado, 27 de agosto de 2011

Azeite de oliva



O sabor do azeite varia bastante conforme sua origem e os métodos utilizado na produção. Os especialistas conseguem perceber no óleo notas de amargo, picante ou frutado, mas a principal diferença está no seu efeito à saúde. Por isso, é importante seguir algumas dicas na hora da compra. Os azeites de cor verde são os mais fortes, pois geralmente são os mais ácidos e aqueles retirados da primeira prensa, sendo extravirgens e possuindo portanto, maiores benefícios.

O melhor azeite é o tipo extravirgem, que não é refinado ou misturado a outros óleos e, por isso, conserva melhor as propriedades saudáveis da azeitona. Os melhores azeites tem baixa acidez, 0,5%. Isso significa que a coleta e o processamento das azeitonas foram bem realizados. Também é importante a data de fabricação e validade. Quanto mais fresco e jovem, mais perfumado e saboroso é o azeite. Azeites fabricados há mais de um ano e meio não servem mais.

Os azeites fabricados em países consagrados pela alta qualidade de suas azeitonas, como Espanha, Itália e Grécia, tem um sabor mais acentuado e são melhores. No rótulo há informação sobre o processo de extração do óleo. Se encontrar a expressão “extraído a frio”, é melhor. É sinal de que a azeitona foi colhida à noite e assim conservou melhor suas propriedades nutricionais. As garrafas escuras protegem mais o conteúdo, pois azeites oxidam com calor e claridade, por isso, recomenda-se guardá-lo em local fresco e ao abrigo da luz.

Aprenda a fazer um delicioso azeite com ervas e use-o no preparo de aves, peixes e saladas. Em uma garrafa de vidro limpa e seca, coloque 2 xícaras (chá) de azeite extravirgem e junte:

1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
1 folha de louro
2 ramos de dill
2 ramos de manjericão
2 ramos de tomilho bem lavados
1 colher (café) de raspas de casca de limão siciliano

Feche bem a garrafa, coloque-a em uma panela com água fervente e deixe em fogo baixo por 30 minutos. Retire, espere esfriar e guarde em local fresco e protegido de luz. Coe antes de utilizar.

Nenhum comentário: