Pesquisar neste blog

domingo, 7 de agosto de 2011

Tomates secos - receita caseira






Apreciado em muitos países, o Tomate seco é uma iguaria saborosa usada em saladas, quiches, bolos salgados, sanduiches e outros.  O processo de produção do Pomodori Secchi é originário dos vilarejos do sul da Itália.  

No passado era muito comum encontrar naquelas regiões cordões de tomates vermelhos pendurados para secar ao sol. Hoje a secagem dos frutos são feitas em fornos e nas fábricas usa-se secadores modernos. 

Existem inúmeras receitas artesanais para a produção caseira do tomate seco, mas as melhores receitas são aquelas que não descaracterizam a originalidade dessa iguaria que constitui um patrimônio da vida campestre italiana.






O sucesso
dos tomates secos caseiros é a variedade dos tomates que devem ter paredes grossas e firmes. Os tomates tipos Débora e Santa Clara são mais adequados. O tipo Pera é melhor porque tem poucas sementes. 

Outro item importante é o azeite. Quanto melhor a qualidade do azeite, melhor é o resultado. As receitas artesanais podem permanecer na geladeira por até 3 meses sem adição de conservantes, desde que não se use temperos in natura. Melhor para o tempero, é usar ingredientes secos vendidos em saquinhos.


Ingredientes:

1 kg de tomates bem maduros, porém firmes
1 xícara de açúcar

1 colher de sal

Azeite, de preferência extra virgem
Orégano seco
Manjericão seco
Alho seco

1 colher de pimenta calabresa seca

1 folha de louro


Preparação dos tomates:

A primeira etapa consiste em lavar os tomates em 2 etapas. A primeira etapa é mergulhá-los em água com cloro, numa
proporção de 1 colher de cloro para cada litro de água e deixe-os imersos. Após 20 minutos, retire-os e deixe escorrer. 

A segunda etapa é mergulhá-los novamente em água limpa (sem adicionar cloro) durante 10 minutos para completar a limpeza e remover o restante das impurezas. Retire da água e deixe escorrer.






Corte os tomates na direção do comprimento e retire todas as sementes. Coloque-os em uma assadeira com as metades abertas para cima. Misture bem o açúcar com sal e salpique por cima dos tomates. Mantenha-os cobertos. Após 30 minutos, escorra a água que irá se formar no fundo. Eu costumo retirar os tomates para outra vasilha antes de escorrer a água. 

Retorne os tomates para a assadeira. Leve ao forno quente em temperatura de 200º por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Depois desse tempo, o tomate irá soltar água, por isso escorra a água e vire os tomates, desta vez com as partes abertas para baixo. 






Retorne ao forno por mais 1 hora e 30 minutos. Se os tomates já estiverem secos antes do tempo sugerido, desligue o fogo do forno e deixe a assadeira dentro do forno até esfriar. Essa etapa também pode ser feita na Airflyer, tendo a vantagem de demorar apenas 1 hora: 30 minutos para desidratar de um lado e mais 30 minutos para completar. Deixe esfriar.


Preparação do tempero:


Coloque 1 copo de azeite numa travessa e misture o orégano, o alho seco, o manjericão e a pimenta calabresa seca. Se preferir, pode dispensar a pimenta.
Os ingredientes secos proporcionam melhor conservação. 

Passe os tomates secos frios nessa mistura e faça camadas dentro de um vidro esterilizado. Se for necessário complete com azeite até cobrir os tomates. Coloque uma folha de louro por cima, feche o vidro e mantenha na geladeira pelo menos 24 horas antes de usar. O ideal é manter na geladeira por 1 semana para apurar os temperos.

O tomate é um alimento rico em licopeno, vitaminas do complexo A e complexo B e minerais, como o fósforo e o
potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. Alguns estudos comprovam a eficácia do licopeno para fortalecimento do sistema imunológico.


Nenhum comentário: