Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Filet a parmegiana




Ingredientes para o bife a parmegiana: 

6 Bifes de patinho, coxão mole ou alcatra cortados em até 2 cm 
3 ovos 
1 copo de farinha de trigo 
2 copos de farinha de pão ou farinha de rosca 
óleo de soja para fritar 
3 dentes de alho 
1 cebola 
1 xícara de cheiro verde 
sal e pimenta do reino a gosto 

 Modo de preparo dos bifes: 

Triture bem todos os os temperos. Coloque os bifes para curtir no tempero durante 1/2 hora na geladeira. Bata os ovos com uma pitada de sal e reserve. 

Em um prato coloque a farinha de trigo. Passe os bifes na farinha de trigo e retire o excesso. Com martelo culinário bata devagar sobre os bifes enfarinhados para romper as fibras e deixá-los macios. 

Em outro prato coloque a farinha de pão ou farinha de rosca. Passe os bifes nos ovos batidos e depois na farinha de pão. Repita o processo: passe novamente nos ovos batidos e na farinha de pão, isto garante que o bife fique bem coberto. Leve à geladeira por 15 minutos. 

Aqueça o óleo de soja numa quantidade em que o bife possa ficar submerso. O segredo é fritar o bife, um a um, em óleo limpo e bem quente (160 graus C).  O bife irá dourar rápido e ficará crocante. Retire os bifes do óleo e coloque sobre um papel absorvente para escorrer o excesso de óleo. 

Ingredientes para o purê: 

4 batatas grandes cozidas e amassadas 
1 colher de manteiga 
1 xícara de leite 
1 colherinha de noz moscada
1 colherinha de sal 

Modo de preparo do purê: 

Numa panela, derreta a manteiga e acrescente as batatas amassadas. Acrescente o leite e misture. Quando estiver quase quente, tempere com sal e noz moscada.

Ingredientes do molho de tomates: 

1/2 cebola picada 1 lata de molho de tomate
1 colher de sobremesa de catchup 
1 colher de chá de mostarda 

Modo de preparo do molho: 

Refogue a cebola Quando dourar, acrescente o molho e deixe ferver pouco. Acrescente o catchup e a mostarda, reserve. 

Montagem: 

Cubra o fundo da assadeira com molho de tomates. Acomode os bifes na parte central da assadeira, Cubra-os com uma fatia de presunto e outra fatia de queijo mussarela. 

Acrescente o purê de batatas em volta dos bifes nas laterais da assadeira. Finalize salpicando queijo parmesão por cima do purê e da mussarela. Leve para gratinar em forno alto e pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos. Antes de servir, salpique cheiro verde picadinho e um pouco de queijo ralado. 

Dicas: 

Para fazer o Bife à milanesa, crocante, macio e sequinho, há alguns pequenos truques:   * O corte dos bifes deve ser no sentido perpendicular às fibras com a espessura de aproximadamente 2 cm. 

Para deixar o bife macio, bata o bife envolto em farinha de trigo com um martelo culinário para romper as fibras. A farinha de trigo evita que desmanche. O processo de empaná-lo vai deixá-lo mais macio. 

Para verificar a temperatura ideal do óleo, coloque um palito de fósforo no óleo frio. Leve a panela ao fogo e quando chegar à temperatura ideal, o palito de fósforo irá acender. 

Outra dica interessante, é fritar os bifes um a um, pois isso evita que o óleo perca temperatura o que pode deixar os bifes encharcados. O bife à milanesa pode ser acompanhado de arroz à grega e batatas fritas ou salada simples.


3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fiz essa receita para um almoço de domingo e todos aprovaram! Obrigada! Maravilhosa!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.