Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Frango com ora-pro-nobis




Da culinária mineira, o Frango com ora-pro-nobis é uma iguaria preferida principalmente no inverno. Servido com arroz e polenta, alguns segredos são essenciais para obter o verdadeiro sabor da comida bem elaborada e saudável.





Ingredientes:

1/2 kg de folhas de ora-pro-nobis: lave as folhas inteiras e deixe escorrer. Reserve.
1 kg de pedaços de frango sem pele lavados em água fria
2 litros de água
1/2 copo de cachaça
1 limão
3 colheres de óleo
farinha de trigo

Modo de preparo

Coloque os pedaços de frango sem pele numa panela com água até cobrir os pedaços. Acrescente a cachaça e o limão e leve ao fogo até ferver. Escorra a água e reserve. Passe os pedaços de frango na farinha de trigo e frite levemente. Reserve. 
Dizem as antigas cozinheiras antigas que passar o frango na água fervente com limão e cachaça "tira a maldade da carne". Na verdade diminui a gordura da carne.

1 cebola ralada
2 dentes de alho bem picados
1/2 colher de colorau
1/2 litro de água fervendo
2 cubos de caldo de galinha
1 folha de louro
cheiro verde a gosto
pimenta a gosto

Na mesma panela em que fritou os frangos, acrescente o alho picado, acrescente a cebola ralada e o colorau. Acrescente o frango frito, misture e acrescente 1/2 litro de água fervendo. (não aproveite a água que ferventou o frango). 

Coloque os 2 cubos de caldo de galinha e deixe cozinhar com a panela tampada. Quando o frango cozinhar, o caldo ficará cremoso. Desligue o fogo, coloque as folhas de ora-pro-nobis por cima, sem misturar e tampe a panela. O orapronobis cozinhará no vapor. Depois de alguns minutos, sirva com polenta, arroz e cebolinha picada.


Quentão




Famoso nas festas juninas, o quentão é uma bebida normalmente servida em épocas em que a temperatura está mais fria. Mas também po0de ser servido como um delicioso chá; basta suprimir a cachaça.
 

Ingredientes:

1 litro de água
1 xícara de açúcar
4 folhas de laranja da terra
4 folhas de mexerica
2 folhas de capim cidreira
2 cravos
1 pau de canela
1 colher de mel
1 colher de erva doce
1 pedaço pequeno de gengibre
Cachaça a gosto

Coloque o açucar para caramelizar até dourar. Junte os demais ingredientes, exceto a cachaça e deixe ferver por quinze minutos. Se quiser mais fraco, acrescente mais 1/2 litro de água. Se quiser mais doce, acrescente mais açucar.

Retire do fogo e acrescente a cachaça a gosto. Leve novamente ao fogo. Mantenha tampado em fogo brando enquanto serve. Se preferir, derrame o quentão sobre uma rodela de limão. Para servir, use uma coadeira.


Suflê de legumes




O Suflê de legumes é um prato clássico, que pode ser servido como acompanhamento de uma carne assada, mas também  servido sem acompanhamento  em um lanche.

Ingredientes

1 kg batata/vagem/cenoura picados
3 gemas
3 claras em neve
2 colheres de maionese
3 colheres de queijo ralado ou queijo provolone ralado
1 cebola ralada e frita em 1 colher de manteiga
farinha de pão

Molho branco

1 1/2 xícara de leite
2 colheres de maisena
2 colheres de manteiga
1 colherinha de sal

Modo de preparo do molho branco: 

Misture tudo e leve ao fogo até engrossar. Cozinhe no ponto al dente, 1 kg de vegetais picados em pedaços pequenos. Depois de cozidos, escorra a água e reserve.

Faça o molho branco e misture aos vegetais. Rale a cebola e frite na manteiga. Misture aos vegetais. Acrescente a maionese, as 3 gemas e o queijo ralado. Misture levemente as claras batidas.

Unte um pirex com manteiga e espalhe farinha de rosca. Coloque o suflê e espalhe um pouco de farinha de rosca por cima. Leve ao forno quente por 40 minutos ou até corar por cima. O suflê cresce, portanto não coloque o suflê até a borda.



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Strogonoff de chocolate




Se você gosta de chocolate, você vai amar essa receita. O Strogonoff de chocolate serve como sobremesa, mas também como um docinho de festa. Nesse caso, pode ser servido em copinhos de chocolate ou em copinhos plásticos. 

Ingredientes: 
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1/2 lata de leite integral (medida de uma lata de leite condensado)
  • 3 gemas peneiradas
  • 3 colheres de chocolate em pó
  • 1/2 colher de sopa de manteiga
  • 150g de chocolate meio amargo
  • 50g de nozes picadas
 
Modo de Preparo:
 
Passe as gemas numa peneira. Misture o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga e o leite integral. Leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau até ficar no ponto de brigadeiro mole.

Retire da panela, passe para uma travessa e deixe esfriar. Bata as claras em neve e misture o creme de leite, sem soro. 

Adicione ao creme de chocolate, mais as nozes bem picadas e as lascas de chocolate meio amargo. Coloque em tacinhas e leve para gelar de véspera.  Sirva gelado.