Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Gratinado de batatas com atum




Se você está procurando uma receita rápida, prática e de baixo custo, o gratinado de batatas com atum é ideal. É saboroso e pode compor um cardápio refinado.

Ingredientes:

600 g de batata cozida e amassada ou passada no espremedor
2 colheres de maionese
2 claras batidas em neve
2 latas de atum sólido
2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
4 colheres de queijo ralado
Sal, pimenta e salsa picada a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente misture bem a batata amassada, a maionese e duas colheres de queijo. Despeje as claras batidas em neve e misture levemente. Em outro recipiente, misture o atum e o tomate. Tempere com o sal, a pimenta e a salsa. Aqueça o forno a 200ºC. Em um refratário untado com margarina, ponha metade da mistura de batata. Por cima coloque a mistura de atum com tomate. Cubra com restante da mistura de batata. Polvilhe com o restante do queijo ralado. Leve ao forno até dourar e sirva. Rendimento: 4 a 6 porções

Dicas:

Batatas bem saborosas tem um segredo: tempere-as ainda mornas, pois depois de frias elas absorvem menos os condimentos. Para as batatas grandes cozinharem por igual, fure uma por uma com um garfo antes de levá-las para cozimento. Dessa forma elas ficarão perfeitas e não racharão. Para que não desmanchem, coloque na água de fervura, 1 colher de azeite de oliva. As batatas esverdeadas e aquelas que já estão germinando nunca devem ser consumidas, pois produzem intoxicações que se manifestam através de cólicas, gastrites, gases e disenterias.

Informações nutricionais:

A batata é altamente saudável. É uma importante fonte de carboidratos, fósforo, vitaminas do grupo B e vitamina C. Para manter os nutrientes da batata, prefira cozinhá-la inteira e cubra com água suficiente para cobri-la.